terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Dia vinte e um de novembro

Terra Auto-existente

· Dia de Super Adobe!!! Continuamos a barragem de super adobe. Descobrimos que é interessante intercalar fileiras nas quinas da construção, a não ser que seja uma construção circular. Lembrar também que é bom martelar com um martelo de borracha nas fileiras inferiores, antes de continuar a construir. Trabalho de formiguinhas...
· O Ingá do Pará é um ingazão! Bom demais, todo torto e nos acompanhou durante o trabalho com a terra.
· O Breno começou a fazer o primeiro tererê da vida dele, no cabelo da Jessica. E o meu, Julian, ta incomodando, mas to acostumando e to felizão!
· Reboco natural. Proporção: 4 de terra, 3 de areia, 2 de cal e 1 de esterco de vaca ou cavalo (tudo peneirado). O esterco impermeabiliza e dá liga (no quarto estômago da vaca é produzida uma enzima que ajuda na impermeabilização). Se não usarmos o esterco da vaca, podemos usar soro de leite (antigamente usavam o estômago da vaca para coalhar o leite!). Misturar os três primeiros ingredientes, e o esterco por último. Não pode ficar muito seco senão o reboco seca muito rápido.
· --- Reboco Calfitice – técnica desenvolvida na Colômbia. 4 de terra, 2 de areia, 2 de Cal, 1 de cimento e bastante fibra de Juta (tudo peneirado e misturado até ficar “irritante” de amassar, bem fibroso e com a fibra por último) (se a terra for muito arenosa, colocar menos areia). Para utilizar esse reboco em bambu, lixar o bambu, pois este é muito liso.
· Para colar dois papeis com cola apenas de um lado, dar uma lambidinha, assim os pelinhos saem e grudam eles.
· Oficina de palha (by Julian): Para fazer seda de folha de bananeira, escolha uma “folha” seca da bananeira, que fica junto ao caule. A região que será utilizada é a parte interna da folha seca. Tem uma pelinha, tirar a pelinha e limpar ela. Exige muita paciência...é praticamente uma terapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário