terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Dia onze de novembro

· Materiais para composteira: papelão picado (carbono), palha (carbono), casca de arroz (sílica), esterco (nitrogênio), casca de ovo (cálcio e fósforo), cinza (potássio e fósforo), calcário ou pó de pedra (cálcio), plantas aquáticas como aguapé, salvínia, azolla, pístia (nitrogênio), feijão guandu (nitrogênio), restos de alimento (nitrogênio entre outros). Processo: camadas intercaladas de nitrogênio com carbono, mantendo a mesma ordem, até chegar no mínimo a 80 cm. Molhar sempre bem tudo. Começar e terminar sempre com palha. Foi carpido uma área de 5 por 6 metros, porem a composteira tem 5 por 1, o resto da região é utilizado para virar a composteira que é feita virando as camadas mais superiores até as inferiores. Evitar ácido, osso e carne.
· Calçamento de pedra: pegar a pedra, nivelar o terreno e fazer um mosaico de pedra.
· Algumas minhocas não são bem vindas no minhocario, pois comem outras minhocas. Caso essas sejam encontradas, elas devem ser retiradas. Essas minhocas são menores e tem um anel mais claro em uma das extremidades.
· O feijão Guandu quando já esta grande e as vagens caindo, podemos cortá-lo a 30 cm do solo porque assim ele vai poder crescer de novo, evitando a morte do pé. Também nessa hora colhemos as vagens. As vagens são utilizadas em saladas frias.
· Arroz com amendoim: Refogar o amendoim no alho e óleo e refogar no arroz.
· Pequi...subimos o morro pra pegar Pequi numa puta chuva. Música: “Todo dia o sol levanta e a gente canta o sol de todo dia. Fim da tarde a terra cora e a gente chora porque finda a tarde. Quando a noite a lua amansa e a gente dança venerando a noite” O pequi foi pego os já maduros, cortados e colhidos a semente.
· Sapo cururu é muito grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário