terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Dia vinte e oito de novembro

Semente Espectral Amarelo

· Terminamos o super adobe.
· Terminamos de plantar 200 mudinhas
· Quando o calficite estiver meio seco, usar uma pequena quantidade de água para umidecê-lo (mãos molhadas já bastam).
· A cigarra mora embaixo da terra por 17 anos. Depois sobe à superfície e encasula. Ao sair do casulo, vive por 10 dias, quando reproduz e morre.
· Nós seres humanos temos tendência a entrar no modo automático. Como já dizia Nietche: “Nunca deite para dormir sem antes ter descoberto 3 verdades do seu dia”.
· Exemplo de sustentabilidade: lavar a roupa com água da chuva!
· Flora parece ter uma alergia à cal.
· O Caminho do Sol está concluído.
· Aprendemos que o Cordel tem esse nome porque os livrinhos (contos ou notícias em forma de poesia) ficam pendurados em cordinhas.
· Pitanga em tupi-guarani significa vermelho. E pitanga combate insônia.
· Parece que manga e cenoura (cozida e acompanhada com uma colher de sopa de azeite) melhoram a visão noturna (fonte: Pedrão)
· Para fazer coalhada: separar quantidade (1 litro) de leite cru (não ido ao fogo), fora da geladeira, num recipiente coberto por um pano, deixando descansar por 12 horas. A nata que se forma pode ser retirada antes de servir.
· Quando estamos felizes, podemos ligar para pessoas que gostamos (ou que tivemos algum atrito) para compartilhar nossa alegria e nutrir nossa relação.
· Está esfriando. O inverno está chegando.
· Encontramos uma rainha cupim. A cabeça dela é 150 vezes menor que seu corpo. Tribos antigas de não sabemos onde davam a rainha cupim para mulheres grávidas. Altamente protéica!
· Precisamos trabalhar com paciência, reconhecendo o tempo alheio e nosso próprio ritmo interno. A pressa é inimiga da perfeição!
· Mutirão para embalar cereais da Pró-Ética (Juli e Luciana). Podemos fechar embalagens plásticas com vela e régua. Farinha é difícil de embalar, porque não cola e suja bastante.
· Aprendemos a cantar a música das árvores para brincar durante o mutirão (torra a paciência em longo prazo!): “banana... bananeira... amora... amoreira... Julian... Julianeiro”...e assim vai, cada vez mais psicodélico. E também aprendemos o sambinha do sim e do não: quando eu que disser que sim, quando eu disser que sim, você vai dizer que não, você dizer que não. Quando eu que disser que nao, quando eu disser que não, vc vai dizer que sim, você vai dizer que sim. Preste atenção, vai começar a confusão... Sim Sim Sim (agente repete, ao contrário)... Não, não, não... Aí vai acrescentando, criativa e loucamente, outros contrários possíveis, tipo João-José, Tum-tum-tum/ta-ta-ta, etc...
· Concluímos a tradução do Manual do Ecocentro (escrito por Rebeca)
· Como lidar com ursos (por Chris): 1) Faça muito barulho ao andar (use sininhos nos pés/botas, ou cante tipo mantra, sambinha, etc). 2) Ao sentir cheiro de carne em decomposição, vá em direção oposta (chance de urso por perto). 3) Ao avistar filhotes de urso, a mãe estará por perto. Saia de perto deles. A parte do barulho também serve para cobras. E claro, ao andar, olhe onde pisa.
· Esta foi a semana dos insetos (largartas fosforescentes, o inseto-ovni metálico, a rainha cupim...)
· Esta semana, conseguimos ter uma prática meditativa formal todos os dias.
· Está foi a última semana do projeto Habitats neste ano (para Juli)
· O chuveiro solar tem água mega quente mesmo na madrugada, mesmo sob chuva, devido ao isolante da caixa térmica e a duas horas de calor, pelo menos, ao dia.
· Prostração é um meio hábil para combater o orgulho e vaidade.
· É uma boa, ao começar as chuvas, antes de direcionar a água para as cisternas, limpar os telhados.
· Abundância de machucados.
· Durante a lua nova, a noite é muito escura. Que breu!
· Crianças, semanas antes das férias, são impossíveis de controlar. Elas mutam para briganças! Mas as crianças, mesmo tirando catotas do nariz, são lindas!! Vide Ana Carolina!
· Descobrimos que a cerveja Brahma é de origem judaica. As embalagens de 1925 e 1933 continham a Estrela de Davi.
· As pessoas com mais idade parecem ser mais generosas, porque tiveram filhos e sobrinhos. As pessoas mais jovens parecem ser mais egoístas, individualistas. Julgamento da Rebecca.
· Segundo a pedagogia Waldorf, as vogais expressam os sentimentos no alfabeto.
· As mangas estão acabando, mas os abacates (mui doces!) estão chegando! U-hu!
· Na zona 1 (entorno da casa; zona zero é a casa), plantar limão e abacate, pois são frutas hiper nutritivas.
· Proatividade é uma qualidade essencial no ser humano. Favor praticar hoje!
· Jornalistas da Abril estão aqui. Projeto sobre o pensamento dos jovens brasileiros, que deve sair em revista, junto à Veja.
· A galera do sul está sofrendo com muita chuva. Muitas mortes e áreas que eram consideradas sem risco estão desabando. Efeito das mudanças climáticas provocadas por nós? Ah, e aqui chove menos do que o esperado, apesar de já estar chovendo!
· Primeira lua crescente!! Pôr-do-sol incrível, com o céu dégradé, parecido com um arco-íris. Aprendemos a ver o horizonte de cabeça para baixo, vendo o céu como montanhas, e a terra como céu! (montanhas coloridas, psicodélicas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário