terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Dia 13 de novembro

· Fazer coroa em volta das plantas que foram replantadas há pouco tempo. Mush (conferir).
· Quando for plantar aqui no cerrado na época de seca, fazer o buraco para colocar a muda bem fundo. Quando plantar na chuva, nivelar o topo da raiz com a superfície do solo.
· A planta Cosmo tem a flor laranja amarelada, concentra os vermes nematóides em sua raiz. É bom ter uma na horta. Cuidado que cresce muito. Planta no sul.
· Swale é utilizado para reter água. Ë um canal feito em curva de nível. Interessante plantar algumas plantas próximas ou mesmo dentro dele. Previne erosão. Pode ser feito com pé de pato.
· Coletamos cipós para fazer filtro dos sonhos, durante o passeio no meio do mato em busca de sementes (terreno do Liberalino). Encontramos sementes aladas (bico de pato, sementes coloridas
· Vimos outra cobra. Acabou o passeio no meio do mato por causa dela. Talvez seja cascavel, mas o Alfredo tem suas duvidas.
· Passar babosa em picada de formiga pra desinchar a perna da Jessica e no cabelo do Julian para hidratar (segundo ele ficou fedido).
· Conhecemos a Cagaita amarela azedinha. Segundo o livro é laxante, e os meninos comeram muito. Conhecemos também a Guariroba que é azedinha e doce. Outra é a Língua de Tamanduá (Casearea sylvestris) usado na medicina popular, o chá das folhas é depurativo, anti-séptico, febrífugo, cicatrizante, anti-sifilítico, contra cólicas menstruais, para picadas de cobra.
· Existe também a lobeira, um fruto grande e verde, utilizado pelos lobos como vermífugo. Utilizado em doces.
· “Podemos fazer tijolos pequenos de adobe?”- perguntou o visitante - “Acho que não, pois o tamanho da palha quebraria o tijolo”. Conclusão: Aprendemos mais com as perguntas do que com as respostas!
· “Nós somos uma contemporaneidade de milênios” – Darci Ribeiro na voz de Tom Zé.
· Ensino Waldorf – De 0 a 7 anos: O mundo é belo. De 7 a 14 anos: o mundo é bom. De 14 a 21 anos: o mundo é verdadeiro. Da primeira à nona série, o mesmo professor acompanha os alunos, abraçando-os, criando uma relação de amizade com eles.
· Ficar alisando o nariz dá sono!!, segundo a Leila.
· “Nem tudo que é torto é errado, veja as pernas do garrincha e as árvores do Cerrado”

Nenhum comentário:

Postar um comentário