terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Dia vinte de novembro

Guerreiro Elétrico

· Super adobe – Fizemos uma barragem para a água do futuro arrozal, que é 1 (uma) fieira de fundação e mais umas quatro acima da superfície. Utilizamos barro (com pouca matéria orgânica) semi-úmido (no ponto quando fizermos uma bolinha, jogarmos para o alto e ela não se desfaz). Utilizamos um saco de ripa de 50 cm de largura, o cortamos de acordo com o tamanho que queremos utilizar e dobramos uns 40cm de cada ponta, como um início de um aviãozinho de papel, e colocamos a dobra para baixo. Enrolamos o grande saco em um cano (com uma das extremidades dobradas para fora), fomos colocando terra com uma pessoa segurando o cano e apoiando o saco com terra no pé. Em seguida, uma pessoa vem amassando a terra com um soquete (pilão), do meio do saco para o canto. Para uma construção maior, como uma casa, utilizamos umas 3 fiadas de fundação e mais umas 2 sobre a terra (as 5 com areia e cimento, na proporção de 10 para 1).
· Brincar com lama é divertido!!! Com sol e uma mangueira, conseguimos formar um arco-íris!
· A pitanga é amiga da amora; as 3 irmãs: feijão, abóbora e milho. A mandioca foi plantada em uma pequena muda, junto com 4 sementes de feijão guandu, a uma distância de aproximadamente um metro de distância entre elas. Após um determinado tamanho, o feijão é podado e vira adubo, deixando a mandioca em um solo mais rico. Abóbora e melancia foram plantadas dentro das palhas de um swale, de três em três sementes, a cada quatro metros de distância.
· “Um pajador quando olha,
Se emociona, se recorda
Das paisagens de campo infindo que deixou no Paraná
Pinheiro, Imbuia e Cambara
Que o destino por muy lindo
Troco por otras mata
Do pequi do jatobá e da cagaita
E ouvindo um fole de gaita
Sentado a sombra do angico
Só mirando a passarada
Vendo a chuva pesada
Que vem vindo com sol em pico” (Recitado por Pedrão)
· O Renato agora se chama Rodrigo e o povo foi picado por vespas, enquanto podavam as folhas mais velhas dos círculos de bananeira......e babosa funciona!!!! (ainda tenho minhas dúvidas).
· O Rodrigo descobriu que uma pedra na testa relaxa...e uma pedra no peito também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário