quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Um trabalho com Ayuhasca

Convidado para um trabalho com ayuhasca na casa do irmão Aurimar, aprendi que quando a pessoa sente frio é porque o elemental da ayuhasca está num processo de cura; quando sente calor, é porque o processo é de ensinamento.

Segundo Aurimar, a ayuhasca tem o poder de expurgar substâncias tóxicas que eventualmente transitem pelo sangue, através do vômito ou da evacuação. Antes de iniciar o trabalho, que foi das 22h às 5h40, Aurimar explicou que não não é correto misturar ayuhasca com drogas e citou o estatuto original do Daime que veta explicitamente o uso de diversas substâncias, entre as quais maconha, cocaína, morfina, lsd, dentre outras.

Durante o trabalho, sem cessar, músicas se sucedem: hinários da Santa Maria da Conceição, lounges com influência tribal, músicas em sânscrito... As letras das músicas referem-se à harmonia com a natureza, ao processo de auto-conhecimento, homenagens a mestres como Jesus, Buda, Krisna.

Experiência pessoal

Após 40 minutos da ingestão do chá de ayuhasca, comecei a sentir os efeitos, que em mim pareciam como uma bruma densa tomando conta de um lago antes cristalino. Senti vontade de deixar a cadeira onde estava sentado e me sentar no chão. A sensação de bruma tornou-se mais densa e senti vontade de deitar. Paralelamente, havia um estado de atenção claro, não-identificado com a bruma. Ao deitar, comecei a sentir frio, calafrios que duraram até 2 da madrugada, quado vomitei, seguindo-se um estado de serenidade e clareza, grandemente contrastado pelo estado anterior de náusea e bruma. Esse estado de tranquilidade foi imediatamente desconstruído pela atenção que se manifestava em paralelo. Senti vontade de me sentar em posição de meio-lótus e reconheci que o calor estava se manifestando. A partir daí, apenas permaneci em meditação (shine no momento presente), sem me agarrar às sensações, percepções, conceitos e pensamentos que se manifestavam, aqui e ali, esparçados. Por volta das 4 da madrugada, senti algo como uma liberação da ayuhasca, que posta em palavras soa como: - segue seu caminho pois não precisa de mim. Neste momento, senti que o trabalho estava concluído em mim e que outras experiências futuras com a ayuhasca pareciam desnecessárias, manifestando-se uma forte confiança, caracterizada por contentamento, no caminho da meditação. Eu, B. (na Serpente Cósmica Vermelha) falei.

Um comentário:

  1. que lindo, Breno. Experiência válida, né? Tive uma inquietação parecida, seguida de muita energia, muito frio e depois uma calmaria. E o céu estava lindo demais.....

    ResponderExcluir