segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

O tipo Vata e a Acariçoba


O tipo vata é um dos 3 tipos constitutivos dos seres humanos, de acordo com a ciência ayurvédica. Os outros dois são Kapha e Pitta. Esses tipos são formados pela interação de cinco elementos considerados fundamentais pela ayurvédica: ar, éter (espaço), fogo, água e terra.
No tipo vata predominam o ar e o espaço. As características desses elementos se refletem na pessoa vata: agitação, secura, leveza, frieza. A pele dos vatas, por exemplo, é marcada pela sequidão e seu corpo é normalmente mais frio (em relação ao tipo pitta, onde o fogo é predominante), com os ossos bem aparentes, pois são magros. Emocionalmente, sua agitação se reflete em ansiedade, sendo comuns no vata problemas de insônia e nervosos, em geral.
Maior o desequilíbrio de vata, mais agitação. Daí a importâcia dos alimentos, que têm o poder de equilibrar o tipo vata (e os demais tipos). Os alimentos de Vata devem trazer um pouco do elemento terra, para "aterrar" o viajante vata (daí o gosto do tipo pela arte e o intelecto).
  • Alimentos para pacificar vata: cítricos, vegetais que crescem embaixo do solo, sementes e oleagináceas, cereais e feijões, frango e gengibre.
  • Alimentos que vata deveria evitar: frutas secas, nata, brotos, carne de vaca e de porco, óleos de milho, de soja e margarina, e açucar branco.
A acariçoba (Hydrocotylle umbellata L.), uma plantinha rasteira, também chamada de Erva-do-capitão, orelha-de-burro, barba-rosa e orelha de sapo, é benéfica ao tipo vata, pois tem ação tranquilizante. De acordo com a ayurveda, serve bem ao sistema nervoso, para estressados, estafados, insones, desconcentrados e desmemoriados! Uma panacéia!! Por sua ação tônica, beneficia anêmicos, pessoas imunologicamente debilitadas, e aquelas com envelhecimento precoce!
Atenção, em excesso pode causar dores de cabeça, náuseas, desmaios, tontura, vômito e pruridos na pele. Gestantes não devem usar a acariçoba.
(B. no Vento Planetário Branco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário